top of page

Como as emoções afetam a dor crônica?

  • Foto do escritor: Gabriela Cravo S. Martins
    Gabriela Cravo S. Martins
  • 14 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

A dor é uma experiência sensorial e emocional que varia entre as pessoas e até mesmo na própria pessoa, dependendo do contexto de vida, do que a dor representa e do estado psicológico da pessoa.


Questões emocionais e do pensamento influenciam muito na percepção da dor. Pesquisas científicas mostram que nosso estado emocional interfere na sensação que temos de dor, ou seja, um estado emocional negativo aumenta a dor, enquanto um estado positivo reduz a dor. A cognição também pode ter efeito negativo ou positivo na dor.


Por outro lado, a dor pode influenciar negativamente nas emoções e na função cognitiva (pensamento/conhecimento/atenção/memória).





Portanto, quando estamos com excesso de preocupação, esse estado emocional pode interferir de forma negativa na dor, aumentando a percepção da dor. Quando sentimos muita dor, podemos ficar tristes e desanimados. Mas também, quando estamos otimistas, a sensação de dor reduz muito. Ou seja, realizar atividade relaxantes como hobbies, atividade física prazerosa e lazer contribuem muito para melhora da dor.


Nas culturas orientais, o uso de práticas como meditação e ioga são aplicadas, há centenas de anos, para melhorar a saúde física e mental. Atualmente, essas técnicas são adotadas para a redução de estresse e controle da dor e seus efeitos são reconhecidos por pacientes e cientistas. Novos estudos mostram que intervenções como a meditação não apenas diminuem a dor, mas também têm efeitos protetores sobre a área do cérebro que modula a dor.





Diante disso, seguem abaixo sugestões que podem auxiliar no controle da dor crônica e do equilíbrio emocional:

1- Meditação e respiração consciente guiada

2- Manter-se otimista perante a vida e os acontecimentos

3- Atividade física com orientação

4- Tratamentos como acupuntura/eletroacupuntura, shiatsu, ventosaterapia entre outras práticas integrativas.


Se você sente dor crônica, envie uma mensagem ou agende um horário.




 
 
 

Comentários


Gabriela Cravo Medicina Tradicional Chinesa

Av. Antônio Abrahão Caran, 820, sala 803, São José. Lagoa Trade Center - Belo Horizonte - MG

(31) 999365096

  • Instagram
  • Facebook
Icone_Transparente
bottom of page