Como as emoções afetam a dor crônica?
- Gabriela Cravo S. Martins

- 14 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
A dor é uma experiência sensorial e emocional que varia entre as pessoas e até mesmo na própria pessoa, dependendo do contexto de vida, do que a dor representa e do estado psicológico da pessoa.
Questões emocionais e do pensamento influenciam muito na percepção da dor. Pesquisas científicas mostram que nosso estado emocional interfere na sensação que temos de dor, ou seja, um estado emocional negativo aumenta a dor, enquanto um estado positivo reduz a dor. A cognição também pode ter efeito negativo ou positivo na dor.
Por outro lado, a dor pode influenciar negativamente nas emoções e na função cognitiva (pensamento/conhecimento/atenção/memória).

Portanto, quando estamos com excesso de preocupação, esse estado emocional pode interferir de forma negativa na dor, aumentando a percepção da dor. Quando sentimos muita dor, podemos ficar tristes e desanimados. Mas também, quando estamos otimistas, a sensação de dor reduz muito. Ou seja, realizar atividade relaxantes como hobbies, atividade física prazerosa e lazer contribuem muito para melhora da dor.
Nas culturas orientais, o uso de práticas como meditação e ioga são aplicadas, há centenas de anos, para melhorar a saúde física e mental. Atualmente, essas técnicas são adotadas para a redução de estresse e controle da dor e seus efeitos são reconhecidos por pacientes e cientistas. Novos estudos mostram que intervenções como a meditação não apenas diminuem a dor, mas também têm efeitos protetores sobre a área do cérebro que modula a dor.

Diante disso, seguem abaixo sugestões que podem auxiliar no controle da dor crônica e do equilíbrio emocional:
1- Meditação e respiração consciente guiada
2- Manter-se otimista perante a vida e os acontecimentos
3- Atividade física com orientação
4- Tratamentos como acupuntura/eletroacupuntura, shiatsu, ventosaterapia entre outras práticas integrativas.
Se você sente dor crônica, envie uma mensagem ou agende um horário.




Comentários