Essência reprodutiva, Jing.
- Gabriela Cravo S. Martins

- 30 de ago. de 2020
- 1 min de leitura

Na medicina tradicional chinesa, a essência transmite um sentido de uma matéria prima que precisa ser destilada, transformada; para dá origem ao qi e sangue. A essência é a base material para a formação da nossa vida.
A essência pode ser dividida em pré-celestial e pós-celestial. A pré-celestial é aquela herdada do nossos pais, antes do nascimento e que não pode ser modificada. A pós-celestial é originada dos alimentos e da respiração, após o nascimento, influenciada por hábitos de vida.
A essência interfere de maneira direta n fertilidade. Hábitos de vida como a escolha do que comemos, de chás e prática de meditação influenciaram positivamente a essência pós-celestial e consequentemente a qualidade de óvulos e espermatozoides.
Hábitos como trabalhar demais e sem descanso adequado, fazer atividade física em excesso, fumar, consumo de álcool, alimentos gordurosos e que debilitam o yin; vão influenciar negativamente na essência pós-celestial, prejudicando a fertilidade.
Portanto, hábitos de vida como alimentação saudável, sono reparador, exercícios meditativos como yoga, tai chi chuan, qi gong; e descanso são fundamentais para a saúde e a fertilidade.




Comentários