Exaustão da mulheres: como chegamos neste ponto
- Gabriela Cravo S. Martins

- 13 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Porque nós mulheres sentimos um vazio, mesmo quando conquistamos tudo que queríamos, mesmo com sucesso profissional, mesmo sendo mães...
Essa sensação de vazio tem um motivo: estamos exaustas.
Seguem alguns motivos:
Carga mental – gerimos a rotina do lar, organizamos tudo da vida dos filhos, a lista de compras, o que teremos no almoço, a roupa que tem que lavar. Mesmo com a ajuda para limpeza da casa ou para o para casa das crianças, a carga mental de tudo isso geralmente fica sob nossa responsabilidade.
Agenda cheia de compromissos – temos agenda cheia, queremos dar conta de tudo. Aí vem a auto cobrança, a culpa e a tristeza.
Trabalhar muito pata ter sucesso e ser feliz – é justamente o contrário. Temos que ser feliz durante o processo e não só no final. Corremos, corremos e no final não estamos felizes pois é durante a experiência do caminho que temos a oportunidade de ser feliz e não o contrário.

Mas para sairmos deste turbilhão de exaustão, cansaço e tristeza, precisamos cultivar novos hábitos e reflexões. Separei 9 dicas que contribuirão para uma vida mais leve:
Atenção plena – trazer a mente para o presente, prestando atenção na respiração e no ritmo do coração. Isso relaxa e acalma a mente, desacelerando os pensamentos.
Não se compare – temos o péssimo costume de comparar o nosso bastidor com o palco do outro. Não seja injusta com você mesma.
Pratique o perdão – principalmente o auto perdão. Se perdoe por seus erros e atitudes equivocadas.
Pratique atividade física – o Ministério da saúde lançou um guia sobre a prática de atividade física, recomendando no mínimo 150 minutos de exercício físico moderado por semana. Atividade física contribui para o relaxamento e controle da ansiedade, da depressão e da insônia.

Durma bem – dormir é importante para a disposição, para o bem-estar, para a felicidade, para a concentração e para a produtividade.
Tome banho de sol – a luz de sol é fonte de energia yang, fortalece a imunidade aumentando a vitamina D no organismo.
Não rumine pensamentos negativos – esses pensamentos só trazem angústia e ansiedade. Se perceber que está difícil talvez seja necessário o apoio de uma psicoterapia
Use óleos essenciais e florais de Bach para cuidar de sua saúde física e mental – são recursos terapêuticos que cuidam de você com sutileza e profundidade ao mesmo tempo.
Tenha momentos de descanso – descansar, relaxar lendo um bom livro, tomar um chá relaxante ou ter um momento de lazer são fundamentais para corpo e mente se recuperem das exigências físicas, cognitivas e emocionais do dia a dia.
Uma excelente maneira de sair desse ciclo de exaustão é fazendo Acupuntura. A Acupuntura irá restaurar seu sono, trazer relaxamento, reduzir a ansiedade, melhorar sua imunidade, aliviar dores causadas pela tensão do cotidiano acelerado e muito mais.
Viver o dia a dia com leveza é saúde mental e física. Agende um horário!!




Agradeço a Gabriela pela partilha de dicas e informações. Precisamos nos cuidar para termos vida saudável.
Domitila