Saiba como a Endometriose causa Infertilidade
- Gabriela Cravo S. Martins

- 26 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Quando recebemos o diagnóstico de endometriose, a primeira coisa que nos dizem é que teremos dificuldade de engravidar, que teremos que fazer inseminação artificial ou fertilização in vitro. É como uma sentença... Quando ouvi isso me senti triste e com medo. Mas consegui ter meu filho no colo naturalmente, contrariando as probabilidades.
Então por que a endometriose causa infertilidade? A infertilidade ocorre devido as aderências que surgem no decorrer da doença que faz com que os órgãos grudem uns nos outros. Assim pode haver entupimento das trompas ou a distância entre o ovário e a trompa pode ficar muito grande. Ambas situações impedem que os espermatozoides cheguem até o óvulo diminuindo a chance da gravidez.
Na perspectiva da Medicina tradicional Chinesa, a endometriose diminui a chance de gravidez pois tem uma deficiência de yang que prejudica o movimento da energia, do sangue e das tubas uterinas. Quando a endometriose já está avançada, tem estagnação de Qi (energia) e de sangue, há um fluxo reduzido de ambos, afetando ainda mais os canais da fertilidade que necessitam da circulação livre e equilibrada para cumprir seu papel.
O tratamento ideal consiste em aliarmos as técnicas milenares da medicina chinesa à medicina ocidental. A acupuntura e as fórmulas magistrais chinesas têm o objetivo de equilibrar o funcionamento de todo o corpo, incluindo os aspectos físicos como muco fértil, qualidade e espessura do endométrio, ovulação, regularidade menstrual; e emocionais como controle da ansiedade e do estresse, aumentando muito as chances do tão sonhado positivo.





Comentários