Sintomas da endometriose
- Gabriela Cravo S. Martins

- 28 de jul. de 2020
- 1 min de leitura

Como já vimos em postagens anteriores, a endometriose se define como o crescimento do endométrio fora do útero. Na perspectiva da Medicina Chinesa, a endometriose acontece por uma deficiência de yang que com o tempo, pode se transformar em estagnação de energia Qi e sangue. Esse acúmulo de Qi e sangue impede o livre fluxo, gerando sintomas de dor e cansaço. Segue abaixo uma lista dos sintomas de endometriose.
1 - Cólicas menstruais que impedem que a mulher realize as suas atividades de rotina diária como trabalho e tarefas domésticas.
2 - Dor pélvica crônica que aquela que surge fora do período menstrual.
3 - Dor durante a relação sexual.
4 - Menstruação irregular: ciclos curtos (com menos de 25 dias) alternados com ciclo longos (com mais de 30 dias), com menstruação abundante. Costuma ter a presença de coágulos.
5 - Alterações do ritmo intestinal durante o período menstrual com alternância de diarreia e constipação, além de muita dor para evacuar. Pode ocorrer esse sintoma quando as células endometriais se infiltram no intestino.
6 - Dores ao urinar, aumento da frequência urinária e sangramento na urina durante o período menstrual, podem indicar a presença de focos de endometriose na bexiga, rins e uretra.
7 - Cansaço, fadiga crônica e exaustão durante o período menstrual.
.
8 - Infertilidade.
É importante aliar o conhecimento da medicina ocidental, com medicamentos e cirurgias; com o conhecimento milenar da medicina chinesa com acupuntura, fórmulas magistrais e dietoterapia; para um tratamento eficaz da endometriose. Afinal a endometriose é uma condição complexa e necessita de uma visão integral da mulher.
#tratamentoparaendometriose #endometriose #endometrioseprofunda #adenomiose #endometrioma #acupuntura #acupunturabh #acupunturagutierrez #acupunturarajagabaglia #mtc #medicinatradicionalchinesa #medicinaoriental




Comentários