Qual é a importância do Yin na saúde da Mulher?
- Gabriela Cravo S. Martins

- 16 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Quando iniciei meu contato com a Teoria do Yin e Yang percebi que em comparação ao homem, a mulher é predominantemente mais Yin. Mas nada é totalmente Yin ou Yang, sempre teremos na natureza e nas pessoas características yin ou yang. As mulheres possuem as fases do ciclo em que há uma variação entre o yin e o yang.
O yin simboliza a suavidade, a concentração, o recolhimento, a profundidade e a adaptabilidade. É considerado aquele que nutre. Durante as fases do ciclo menstrual temos um período de predominância yin em que ocorrem picos hormonais que fazem o folículo crescer e amadurecer, além da produção do muco fértil. Temos também o sangue menstrual com característica yin, fase de repouso, quietude e respeito ao nosso corpo.
O nosso ritmo de vida atual com excesso de trabalho, dieta desequilibrada com alimentação às pressas, sono inadequado, sedentarismo tem ocasionado uma deficiência de yin. Quando a mulher tem deficiência de yin pode sentir secura vaginal, pouca menstruação, muco fértil escasso, ansiedade, insônia e agitação.
Mudanças de hábitos, como descanso, sono restaurador, alimentação equilibrada, irão refletir na qualidade do yin. Um tratamento com acupuntura, fórmulas magistrais chinesas, florais, óleos essenciais e chás por fase do ciclo irão contribuir muito para manutenção da fertilidade e da saúde da mulher.





Comentários