A verdade que ninguém te contou sobre a endometriose
- Gabriela Cravo S. Martins

- 8 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Desde meu diagnóstico de Endometriose tenho buscado informações sobre a doença. Tanto a medicina ocidental quanto a medicina tradicional chinesa possuem explicações sobre as causas do endométrio crescer fora do útero. O mais importante nesta busca é que ambas possuem informações valiosas e úteis.
Na visão da medicina ocidental a endometriose acontece porque pequenos pedaços do endométrio que deveriam sair na menstruação sobem pelas trompas em direção aos ovários e vão para a região abdominal. Nas mulheres com endometriose essas células do endométrio não são reabsorvidas e se juntam a parede de outros órgãos formando os focos de endometriose. Têm mulheres que sentem fortes cólicas na região pélvica e outras, que a doença é mais silenciosa, com poucos sintomas.
Na perspectiva da medicina tradicional chinesa o processo da endometriose se inicia com uma deficiência de yang que dificulta o movimento do Qi e consequentemente de sangue na menstruação. Com o tempo a desarmonia vai se agravando e formando muitas vezes uma estagnação de Qi e até mesmo estase de sangue formando os focos de endometriose e causando dor.

A verdade que ninguém te contou é que a acupuntura, a eletroacupuntura, as fórmulas magistrais chinesas e dietoterapia possuem excelentes resultados no controle da dor na endometriose e dos focos. Mas é necessário um tratamento conjunto com a medicina ocidental que inclui tratamento hormonal e cirurgia.




Comentários