A verdade sobre nossos ciclos internos e a natureza
- Gabriela Cravo S. Martins

- 4 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Você já percebeu que nosso organismo possui um sincronismo em seu funcionamento, certo? Mas, não prestamos atenção em como nós somos o microcosmo, dentro do macrocosmo que é natureza.
O nosso corpo tem ligação intima com os elementos da natureza como a madeira, o fogo, a terra, o metal e a água. Esses elementos são relacionados aos nossos órgãos e as nossas emoções como a seguir: a madeira corresponde ao órgão fígado e a emoção raiva, o fogo corresponde ao coração e a alegria/euforia, a terra corresponde ao baço e a preocupação, o metal ao pulmão e a tristeza e a água aos rins e ao medo. Esse é o microcosmo.
Há também um ciclo de geração e de dominância entre os cinco elementos e quando o Qi está em equilíbrio nestes ciclos temos o próprio corpo solucionando as oscilações energéticas. Chamamos esse equilíbrio de homeostase

O ciclo de geração funciona na natureza, simbolicamente, da seguinte forma: a madeira ao ser queimada gera o fogo, a cinza da madeira queimada se transforma na terra, o metal é gerado dentro da terra, á água brota do interior das rochas onde fica o metal e água molha a madeira iniciando um novo ciclo.
Esse mesmo ciclo ocorre no nosso organismo e chamamos de homeostase. Já na dominância temos a madeira penetrando na terra, a terra a água como nas minas onde a água brota, a água apagando o fogo, o fogo derretendo o metal e o metal cortando a madeira. Esse é o macrocosmo.
Práticas com meditação, exercícios meditativos com Qi Cong e uma alimentação baseada nos 5 elementos e 5 sabores auxilia nosso corpo a restabelecer a harmonia dos ciclos geração e dominância dos 5 elementos. Isso é Medicina Tradicional Chinesa!!!
Até a próxima!!
Fonte: Emprego de plantas medicinais no cuidado em saúde: Curso de Qualificação de Plantas medicinais e fitoterapia na atenção básica




Comentários