top of page

Endometriose: uma doença e várias causas

  • Foto do escritor: Gabriela Cravo S. Martins
    Gabriela Cravo S. Martins
  • 27 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Desde meu diagnóstico de Endometriose tenho buscado informações sobre a doença. Tanto a medicina ocidental quanto a medicina tradicional chinesa possuem explicações sobre as causas do endométrio crescer fora do útero. O mais importante nesta busca é que ambas possuem informações valiosas e úteis.


Na visão da medicina ocidental a endometriose acontece porque pequenos pedaços do endométrio que deveriam sair na menstruação sobem pelas trompas em direção aos ovários e vão para a região abdominal. Nas mulheres com endometriose essas células do endométrio não são reabsorvidas e se juntam a parede de outros órgãos formando os focos de endometriose. Têm mulheres que sentem fortes cólicas na região pélvica e outras, que a doença é mais silenciosa, com poucos sintomas.


A principal teoria que explica a endometriose é a da menstruação retrógrada. Mas o que seria isso? É quando o sangue menstrual ao invés de sair, retorna pelas trompas e vai para o abdome e formando os focos de endometriose em outros órgãos.


Mas já existem outras teorias para as causas da endometriose como a seguir:

- Genéticas (herdada)

- Ambientais (sustâncias tóxicas)

- Hormonais (estrogênio dependente)

- Imunológica (sistema imune)


Todas estas causas podem contribuir para que o endométrio fique aderido em outros órgãos e para que o organismo não impeça esse processo.



ree


Na perspectiva da medicina tradicional chinesa o processo da endometriose se inicia com uma deficiência de yang que dificulta o movimento do Qi e consequentemente de sangue na menstruação. Com o tempo a desarmonia vai se agravando e formando muitas vezes uma estagnação de Qi e até mesmo estase de sangue formando os focos de endometriose e causando dor.


A ciência em várias partes do mundo ainda busca mais conhecimento sobre as causas e sobre tratamentos para endometriose.


A verdade que ninguém te contou é que a acupuntura, a eletroacupuntura, as fórmulas magistrais e a dietética chinesa possuem excelentes resultados no controle da dor na endometriose e dos focos.


Agende uma avaliação, e saiba mais sobre como a Medicina Chinesa e a Acupuntura podem te ajudar no controle da dor e dos focos de endometriose,

Um abraço virtual e até a próxima!!


 
 
 

Comentários


Gabriela Cravo Medicina Tradicional Chinesa

Av. Antônio Abrahão Caran, 820, sala 803, São José. Lagoa Trade Center - Belo Horizonte - MG

(31) 999365096

  • Instagram
  • Facebook
Icone_Transparente
bottom of page