Fertilidade X Estresse. Saiba porque o estresse interfere na fertilidade
- Gabriela Cravo S. Martins

- 4 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2020
Muitos casais que vivem a infertilidade, experimentam muitos sentimentos como frustração, ansiedade, preocupação, e até mesmo tristeza por não conseguirem engravidar mesmo quando não há problemas físicos que impeçam a ocorrência da gravidez.
Isso acontece porque quando estamos com estresse temos a produção aumentada de cortisol, adrenalina e prolactina, liberadas na corrente sanguínea para preparar o corpo para lidar com o medo e fugir. Mas também há a inibição da produção da progesterona, que é muito importante para a fertilidade feminina.
Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, o estresse ocasiona um bloqueio do fluxo energético no canal do Fígado, que possui a função de irrigar o útero e garantir o fluxo livre de energia no organismo. Também temos no estresse, o desvio do sangue para outras partes do corpo como o cérebro, deixando o útero, que não tem função no estresse, com pouca nutrição.
Tudo isso traz um prejuízo no funcionamento dos órgãos envolvidos na reprodução. As consequências para a mulher são irregularidade menstrual, cólicas, cansaço, falta de libido, dor de cabeça entre outras.
Algumas dicas podem ajudar, como prática de atividade física regular, meditação, higiene do sono, evitar consumo de álcool e cigarro. O consumo de chá como o de camomila (1 colher de chá para 500ml de água, 2x ao dia), e o óleo essencial de lavanda fina (15 gotas no difusor de ambiente, 2x ao dia) irão ajudar muito, mas o melhor é buscar o auxílio de um acupunturista especialista em infertilidade.
A acupuntura pode auxiliar os casais tanto na fertilidade, quanto na resolução do estresse. Temos também à disposição a fitoterapia chinesa com as fórmulas magistrais, os florais de Bach e a aromaterapia.





Comentários