Minha saúde emocional não vai bem. E agora?
- Gabriela Cravo S. Martins

- 22 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que, até o final de 2018, 322 milhões de pessoas no mundo, tinham ou já tiveram depressão. No Brasil, o número aumenta para 5,8% da população e, quando passamos para ansiedade, os valores são ainda mais preocupantes: 9,3% dos brasileiros é ou está ansioso. Ou seja, temos em nosso país, muitas pessoas sofrendo com depressão ou ansiedade.
Há estudos desenvolvidos em vários países atualmente, que revelam os efeitos da acupuntura e da eletroacupuntura associadas aos medicamentos alopáticos, no tratamento da ansiedade e depressão. Os benefícios são a melhora dos sintomas com mais rapidez, redução dos efeitos colaterais dos medicamentos, aumento da liberação dos neurotransmissores (substâncias importantes para a melhora da depressão e ansiedade).
Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), temos 5 emoções principais que são relacionadas a 5 órgãos e a 5 elementos da natureza. O elemento fogo é relacionado ao coração e a alegria, o elemento terra ao baço e a preocupação, o elemento metal ao pulmão e a tristeza, o elemento água ao rim e ao medo e finalmente, o elemento madeira é relacionado ao fígado e a raiva.
As desarmonias energéticas levam a distúrbios das emoções e dos órgãos. Essa relação também pode ser inversa, ou seja, distúrbios emocionais causando desarmonias energéticas e afetando os órgãos.
Na MTC tratamos as desarmonias energéticas por meio da acupuntura, das fórmulas magistrais e da eletroacupuntura. Assim afetamos positivamente as emoções e os órgãos restaurando a saúde física e emocional.





Comentários