É normal sentir TPM?
- Gabriela Cravo S. Martins

- 2 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Depois que me aprofundei nos estudos da Medicina Tradicional Chinesa na saúde da mulher, compreendi o que acontece durante o ciclo menstrual e porque muitas mulheres como eu, apresentam essa síndrome. Desde a adolescência apresentei sintomas de Tensão Pré-menstrual (TPM) como mamas doloridas, cólicas, irritação, melancolia e algumas vezes até enxaqueca. Os tratamentos convencionais dos sintomas não resolviam os desconfortos. Mas apesar de TPM ser uma queixa muito comum entre as mulheres, não é natural sentir tantos sintomas desagradáveis.
A TPM caracteriza-se por um conjunto de sintomas físicos e emocionais que aparecem até 10 dias antes da menstruação. Os sintomas mais comuns são a irritabilidade, insônia, melancolia, cansaço, mamas doloridas e inchadas, cólicas, enxaquecas, constipação ou diarreia, náusea, crise de choro, entre outros. Uma das explicações para esses sintomas são as oscilações hormonais como queda do estrogênio e o aumento da progesterona que antecede a menstruação, que em algumas mulheres causam mais desconfortos do que em outras.
Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, a TPM ocorre por um processo de estagnação de Qi (energia) e sangue do Fígado que pode ser por um excesso ou por deficiência. A estagnação por um período longo pode levar há uma subida do Yang do fígado causando vários sintomas da TPM. Nos casos de deficiência o fluxo é interrompido pela baixa quantidade e qualidade do Qi e sangue, decorrente da deficiência do Yin dos rins, Qi do baço que produzem pouco sangue e Qi e afetam o fígado que é o órgão responsável por garantir o fluxo de Qi e o armazenamento de sangue no organismo. Ou seja, a TPM acontece quando estamos em um processo de desarmonia e indica que algo não está bem.
E o que causa essas desarmonias são os problemas emocionais, dieta desequilibrada e excesso de trabalho físico e mental. Se modificarmos hábitos de vida já estaremos no caminho para reduzirmos os sintomas da TPM. O estresse emocional como a raiva, a frustração e o ressentimento por um longo período causam estagnação do Qi do fígado. O excesso de trabalho enfraquece o Yin dos rins afetando o yin do fígado e pode enfraquecer o baço, responsável pela nossa memória e concentração. A dieta inadequada com excesso de leite, derivados e gorduras afeta o baço e consequentemente exige um esforço do fígado.
Mudanças de hábitos como respeitar os horários de descanso, dieta com menor ingestão de leite, derivados e alimentos gordurosos, meditação já é o primeiro passo para a melhora da TPM. A Medicina Tradicional Chinesa possui vários recursos terapêuticos para tratarmos essas desarmonias sem efeitos colaterais como a acupuntura e as fórmulas magistrais chinesas.




Comentários