Os três tesouros
- Gabriela Cravo S. Martins

- 27 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Na medicina tradicional chinesa, o ser humana possui três tesouros: o Qi (energia vital), o Shen (mente) e o Jing (essência reprodutiva).
O Qi é a energia da vida, que promove o movimento, que aquece, que transforma. É a energia que faz o nosso corpo funcionar. Está no ar, nos alimentos; é a força motriz do nosso corpo. Em nossa ciência ocidental é o metabolismo, a fisiologia do funcionamento dos órgãos e sistemas.
O Shen é a mente, a consciência, o pensamento, a memória. Pode ser também o brilho nos olhos, o equilíbrio emocional. Uma mente ancorada significa pensamentos e emoções harmonizadas.

O jing é a essência. Temos a essência pré-celestial que é herdada de nossos pais e a pós- celestial que deve ser preservada por meio de hábitos saudáveis. Gastamos essência quando trabalhamos demais ou não descansamos adequadamente.
Os três tesouros são essenciais para a fertilidade e longevidade. A qualidade do ar que respiramos, do que comemos, a pratica de atividade física, a meditação e equilíbrio entre trabalho e descanso são fundamentais para mantermos os nossos três tesouros em equilíbrio.





Comentários